A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul abriu processo de inscrição para Portadores de Diploma, voltado a egressos que desejam cursar uma segunda graduação.
Os primeiros selecionados na modalidade, conforme o edital, são os candidatos que vêm de transferência de outras instituições nacionais de ensino superior (IES) — grupo chamado de Classe I.
O processo seletivo contempla a transferência externa de refugiados e portadores de diplomas, com início no primeiro semestre de 2025. Entenda a divisão de vagas para IES estrangeiras e portadores de diploma:
CLASSE I — estudantes cujo curso de origem tem o mesmo nome do curso de destino (cursos homônimos);
CLASSE II — estudantes cujo curso de origem tem o mesmo nome do curso de destino, porém de modalidades diferentes (Bacharelado ou Licenciatura; Presencial ou EaD); e
CLASSE III — estudantes interessados em mudar de um curso de origem para outro curso na UFMS, desde que os cursos sejam do mesmo grupo, conforme as Tabelas de Áreas de Conhecimento do ANEXO II deste Edital.
Transferência e refugiados
Cabe ressaltar que os estudantes que optarem por transferência de outras instituições de ensino devem possuir vínculo ou matrícula referente ao segundo semestre letivo de 2024.
Já os estrangeiros com visto de refugiado, visto humanitário ou de reunião familiar precisam de comprovante da situação de refúgio, desempenho individual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter concluído o ensino médio.
Portador de Diploma
O candidato que deseja ingressar como Portador de Diploma deve ter concluído o curso de graduação que seja reconhecido pelo MEC.
Conforme divulgado pela UFMS, o período de inscrição será de 06/12/2024 a 01/01/2025, por meio do site (https://inscricao.ufms.br/).
Após preencher todo o cadastro e selecionar a modalidade desejada, o egresso precisa marcar o município em que deseja cursar a segunda faculdade e disponibilizar a documentação necessária:
Documento Oficial de Identidade (frente e verso, com foto — RG, CNH ou equivalente);
Diploma de curso superior de graduação (ou certificado de conclusão) frente e verso, com assinatura e carimbo do servidor competente ou assinatura eletrônica;
Histórico Escolar do curso de ensino superior concluído, contendo todas as páginas de maneira legível e sem rasuras, com assinatura e carimbo do servidor competente ou assinatura eletrônica passível de verificação, em que conste para cada disciplina cursada, a nota obtida (valor de 0,0 a 10,0), a carga horária e a situação.
O processo seletivo será realizado conforme a carga horária cursada em disciplinas, índice de aprovação no primeiro curso e maior idade.