Clima

Frente fria avança e fim de semana deve ser chuvoso em MS

Para algumas regiões, são esperados acumulados acima de 50 mm em 24h


O fim de semana deve ser de chuva em Mato Grosso do Sul. A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) aponta para o avanço de uma frente fria, que resultará em precipitações pontuais, em maioria de intensidade fraca e moderada, espalhadas pelo estado.

Em alguns locais podem ocorrer tempestades pontuais, acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda de granizo. As temperaturas podem chegar a 34°C na região do Pantanal.

Confira:

Sexta-Feira e Sábado (13 e 14 de dezembro)

A previsão indica tempo com sol nas primeiras horas do dia seguido por aumento de nebulosidade e probabilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada

 Pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

"Essa situação meteorológica ocorre devido a formação de uma área de baixa pressão atmosférica, aliado ao deslocamento de cavados", explica o Cemtec. "Além disso, a aproximação e o avanço de um novo sistema frontal, aliado ao transporte de calor e umidade reforçam as instabilidades atmosféricas no estado de Mato Grosso do Sul", acrescenta.

São esperados acumulados significativos de chuvas, acima de 50 mm em 24h.

Estão previstas temperaturas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 26-30°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 24-27°C e máximas entre 28-34°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-24°C e máximas entre 28-32°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 22-24°C e máximas entre 26-30°C.

Os ventos atuam do quadrante norte (norte/noroeste) com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Domingo (15 de dezembro)

Com o avanço da frente fria, a previsão indica tempo com sol e variação de nebulosidade, principalmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste do estado.

Nas outras regiões, há probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada. Pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Além disso, podem ocorrer acumulados significativos, podendo ultrapassar os 30 mm/24h.

"Essa situação meteorológica ocorre devido ao avanço do sistema frontal, aliado à atuação de cavados. Além disso, a disponibilidade de umidade e a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica favorecem a formação de instabilidades atmosféricas no estado de Mato Grosso do Sul", pontua o Cemtec.

São previstas temperaturas mínimas entre 19-21°C e máximas entre 29-32°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 23-25°C e máximas entre 31-34°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 27-29°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 21-23°C e máximas entre 28-30°C. Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.